14 março 2014

8 de março - Hipátia de Alexandria - a Primeira Matemática Mulher, Professora de Filosofia e Visionária.

O dia 8 de março tem sido também um marco de tristeza e luta para as mulheres, desde os idos de 415 d.C, com o assassinato de Hipátia de Alexandria, no Egito.
 
Hipátia de Alexandria (pronuncia-se Hipácia) foi   primeira mulher conhecida e documentada como sendo uma matemática.  Nascida em Alexandria, Egito, em 355 d.C e assassinata em 08 de março de 415, ela foi uma neoplatonista grega e filósofa do Egito Romano, lencionou Filosofia e Astronomia, como chefe da escola platônica em Alexandria.



 

Filha de um renomado matemático, filósofo e astrônomo, autor de diversas obras e professor em Alexandria, Téon de Alexandria, a menina perdeu a mãe muito cedo e foi criada pelo pai num ambiente de ideias e filosofia, quem lhe transmitiu, além de conhecimentos, a forte paixão pela busca de respostas para o desconhecido, sendo rigorosamente disciplinada pelo pai em exercícios físicos, para atingir o ideal helênico de ter a mente sã em um corpo são.
 


Hipátia estudou, profundamente, na Academia de Alexandria: Matemática, Astronomia, Filosofia, Religião, Poesia, Artes, Oratória, Retórica e estudos de Direito.  Aos 30 anos já era diretora da Academia, sendo muitas as obras que escreveu nesse período.
 
Um dos seus alunos foi o notável filósofo e bispo Sinésio de Cirene (370 – 413 d.C), que lhe escrevia frequentemente, pedindo-lhe conselhos. Através destas cartas, sabemos que Hipátia desenvolveu alguns instrumentos usados na Física e na Astronomia, entre os quais o aperfeiçoamento do hidrômetro.

 
Hipátia de Alexandria desenvolveu estudos sobre a Álgebra de Diofanto ("Sobre o Cânon Astronômico de Diofanto"), tendo escrito um tratado sobre o assunto, além de comentários sobre os matemáticos clássicos, incluindo Ptolomeu. Em parceria com o pai, escreveu um tratado sobre Euclides.
 
Ficou famosa por ser uma grande solucionadora de problemas matemáticos, sempre socorrendo seus colegas matemáticos em seus cálculos, quando lhe escreviam, pedindo uma solução.


 

Não se casou porque sentia-se casada com a verdade.

Sabe-se que, apesar de o Cristianismo ser a fé dominante em Alexandria, ela manteve as tradições religiosas da Grécia e foi vítima de uma disputa de poder entre seu amigo Orestes, o prefeito romano do Egito, e Cirilo, o patricarca cristão de Alexandria, que se comprometera a eliminar toda crença religiosa herética.  Uma multidão, inflamada pelos ideais de Cirilo, raptou Hipátia e a assassinou no dia 8 de março de 415 d.C., marcando o fim da Antiguidade Clássica e a queda da vida intelectual na Alexandria, com tamanha perda, apesar da Filosofia Helenística ter continuado a florescer nos séculos V e VI, com base nos seus estudos e escritos.  Duzentos anos mais tarde, Alexandria foi destruída pelos árabes, pondo fim à tradição acadêmica de mil anos da Universidade de Alexandria.



Selecionamos o blog sobre o filme ÁGORA, que narra a época e vida de
Hipátia de Alexandria:

Fonte: Wikipedia